quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A guitarra está órfã

Morreu hoje o "pai do guitarra elétrica" e de várias técnicas de gravação que revolucionaram o rock, Les Paul (Lester William Polsfuss). Ele tinha 94 anos e lutava contra uma grave pneumonia há alguns meses. Desde a década de 1950 Les Paul comandava a Gibson. Nascido em Waukesha, no norte dos Estados Unidos, em 1915, o músico começou sua carreira na década de 1930 e foi o responsável pela eletrificação da guitarra com corpo sólido, criando o famoso modelo Les Paul.

"Queria demonstrar que conseguir uma tampa sólida, sem vibrações, era o caminho a seguir", explicou Les Paul em 1941, quando criou o modelo "The Log" ("O Tronco"), instrumento com o qual conseguiu "amplificar a pureza das cordas sem a interferência da ressonância da madeira no som".

Somente em 1952, Les Paul lançou os primeiros modelos Gibson Les Paul: Les Paul Goldtop, "Black Beauty", Les Paul Junior, Les Paul Special e Les Paul Standard, entre outros modelos eternizados por lendas como Led Zeppelin, Santana, Metallica, U2 e Pearl Jam, entre dezenas de outros.

Les Paul, que fazia parte dos halls da fama do Rock and Roll, dos prêmios Grammy e dos inventores americanos, deixa quatro filhos, cinco netos e cinco bisnetos. Ainda não há data marcada para o seu funeral.

"O mundo perdeu hoje um ser humano excepcional e verdadeiramente inovador. Ninguém no mundo conseguiu igualar suas técnicas", disse no comunicado o executivo-chefe da Gibson, Henry Juszkiewicz.

Nenhum comentário: