segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Manda Bala - Documentário

Um amigo irlandês que estudou comigo em Madrid me mandou um e-mail sobre um documentário americano que ele viu chamado 'Manda Bala'. Ele mostra o escândalo de Jader Barbalho e como isso auxilía a propagação da corrupção, do crime organizado e da impunidade brasileira. O coitado do amigo me fez mil perguntas sobre isso, se era mesmo verdade que todos os dias uma pessoa é sequestrada em São Paulo e tal... O medo era tanto que eu resolvi assitir o tal documentário.
Já na primeira cena aparece um letreiro que diz que ele não pode ser exibido no Brasil. Os caras entrevistam várias pessoas ligadas ao escândalo de Jader, do cara que cuida da fazenda de ranicultura dele, até delegados, senadores e advogados que acompanham o caso.
De acordo com o documentário, o Pará é todo controlado pelas barbaridades de Jader, que mantém o povo em rédeas curtas e, se preciso, manda matar mesmo. Daí o efeito dominó é instantâneo. O cara sai do Norte pra não passar fome, vem pra São Paulo em busca de emprego, não consegue nada, se desespera, começa a roubar comida e pessoas e, quando vê, já virou sequestrador.
Fiquei realmente triste com esse filme, mas muito mais indignada em saber que nós evitamos nossa própria realidade. Esse documentário deveria passar aqui, sim, para que todos vissem e tomassem uma atitude contra isso.
E o cara ainda tem a coragem de dizer que as mulheres são estressantes...

No Youtube o documentário está dividido em dez partes e com narração em espanhol. Mas, vale a pena ver.

Nenhum comentário: