quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O presidente é pop

Há tempos não víamos alguém mais pop do que o Papa. Ontem, a cerimônia de posse de Barack Obama mais parecia um festival de rock tamanha a quantidade de estrelas da música, do cinema e da política que estavam presentes.
Deu até uma invejinha dos americanos. Todos estavam elegantes, educados, sem exageros, chiquérrimos. Mesmo induzido ao erro pelo presidente da Suprema Corte Americana durante seu juramento, o presidente não desceu do salto e preferiu acatar o erro a expor o cara ao ridículo na frente de 2 milhões de pessoas.
Isso pra não falar no discurso que, embora um pouquinho exagerado, utilizou anos de história para mostrar o caminho a seguir. E deu até uns recadinhos para o ex-presidente Bush que, para mim, estava com cara de alívio por pendurar as 'botas' e não via a hora de 'montar' em seu avião, colocar o seu chapéu e ir laçar alguns bezerros no Texas. Olha só essa parte do discurso:
"... saibam que a América é amiga de toda nação e de todo homem, mulher e criança que busque um futuro de paz e dignidade, e que estamos prontos para liderar novamente." (Alô, Bush? Entendeu?)
E mais essa: "... somente nossa força não é capaz de nos proteger, nem nos dá o direito de fazer o que quisermos." ROUND TWO, Bush!
Claro que a arrogância americana logo apareceu, né. "... aos que buscam impor seus objetivos provocando o terror e assassinando inocentes dizemos hoje que nosso espírito está mais forte e não pode ser dobrado; vocês não podem nos superar, e nós os derrotaremos." Calma, Cocada...
Enfim, o cara deu o recado de forma culta, não deixou o nacionalismo de lado, mas não saiu por aí prometendo mundos e fundos.
E a primeira dama Michelle, ma bele? Chiquérrima num modelito amarelo meio Jackie Kennedy. Adorei!
Agora, eu não gostei da parte em que ele fala que vai domar a natureza. "... Vamos domar o sol, os ventos e o solo para movimentar nossos carros e fábricas." Desculpa, Obama, mas a Mãe Natureza não pode ser domada por ninguém. Ela não nos pertence. Somos nós que pertencemos a ela. Veja só as respostas que ela nos deu por tudo o que fizemos com ela. Tsunami, terremotos, furacões... Não exagera, babe.
Sei lá, espero que toda essa euforia não vá por água abaixo em menos de um ano e que o cara consiga ajeitar a casa. Porém, devagar com o andor que o santo é de barro! (Sem trocadilhos racistas, please).

2 comentários:

Cry Of Voodoo disse...

É...Bush vai tardíssima...mente embora. Tomara que fique no seu rancho no Texas forever...
Qto a Obama, ou vai fazer história ou não termina o mandato...

Unknown disse...

MOniquinha,
MUito legal esse seu post. Gostei. Agora vamot torcer pro Obama fazer alguma coisa de bom, né? Beijos. Andréa